ESPECIALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO

SES encerra curso em Políticas de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

COMPROMISSO

'Declaração de Recife' é o resultado do 3º Fórum Global de Recursos Humanos em Saúde

CONFRATERNIZAÇÃO

Mensagem de Esperança marca confraternização entre colaboradores da Segtes

TELEMEDICINA EM CARDIOLOGIA

Programa disponibiliza vídeo que ajuda profissionais nos atendimentos cardiológicos

LIBRAS

Educação Permanente da Segtes viabiliza curso de Libras para trabalhadores do HOF

31 janeiro 2014

Programas de Residências inscrevem a partir do dia 31

ESPPE terá Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão de Redes de Atenção à Saúde

Iniciam, na próxima sexta-feira (31/01), as inscrições para o processo seletivo de programas de residências em Pernambuco. Entre os programas, o da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão de Redes de Atenção à Saúde, da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), que terá 56 vagas, distribuídas entre sete Regionais de Saúde: Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Ouricuri, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada.
Também estão disponíveis, no mesmo edital, vagas para as residências Multiprofissional em Urgência, Emergência e Trauma do Hospital Getúlio Vargas (10 vagas); Multiprofissional em Oncologia do Hospital de Câncer de Pernambuco (8 vagas); Multiprofissional de Interiorização de Atenção à Saúde do Hospital Regional Dom Moura Garanhuns (8 vagas); Odontologia em Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde do Recife (12 vagas); e Enfermagem em Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde do Recife, com ênfase em Enfermagem Obstétrica (5 vagas), todas apoiadas pela ESPPE.

As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, pelo site www.upenet.com.br, entre os dias 31 de janeiro e 26 de fevereiro. Poderão se candidatar estudantes que comprovem a conclusão dos cursos de enfermagem, psicologia, nutrição, fisioterapia, odontologia, farmácia, serviço social e terapia ocupacional até 15/03/2014. O edital também pode ser acessado pelo www.upenet.com.br.

17 janeiro 2014

SES encerra curso em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Nesta sexta-feira (17/01) ocorreu no Auditório da SES o encerramento do Curso de Especialização e Aperfeiçoamento em Políticas de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, que integra um projeto de Apoio a Qualificação de Redes de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde,  coordenado pelo Núcleo de Saúde Coletiva NESC/ UFRN em parceria com a Secretaria de Educação à Distância – SEDIS/UFRN e o Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde, do Ministério da Saúde. A abertura do evento contou com a presença do secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Morzart Sales, da coordenadora Geral dos Cursos da UFRN, Janete Castro, do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, da secretária-executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Cinthia Alves, do representante do Cosems, Alberto Lima, além de Rita Tenório, representando a coordenação e tutores do curso.
“Este é um momento muito importante na construção do SUS. Estamos avançando cada vez mais nas conquistas sociais e democráticas no País e a saúde faz parte deste panorama”, pontuou o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira. “Gostaria de parabenizar a todos pela participação. Chegar a esse momento significa êxito no projeto. Todas as experiências irão contribuir para melhoria da prática profissional”, disse  Cinthia Alves.
No período da tarde, os alunos apresentaram os projetos de intervenção, todos relacionados à Gestão do Trabalho e Educação em Saúde. Os trabalhos elaborados abordam temas como Dimensionamento em Gestão do Trabalho; Avaliação de desempenho; Sistemas de Informação; Gratificação por Desempenho; Implantação de Núcleos de Educação Permanente; e Capacitação de Profissional.
Composto de turmas descentralizadas, o curso está presente nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia, Sergipe, Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão e Brasília. No total foram inscritos cerca de 700 alunos, com 70 alunos formados em Pernambuco, sendo 55 em nível de especialização e 15 em nível de aperfeiçoamento. A Especialização e Aperfeiçoamento em Políticas de Gestão do Trabalho e da Educação tiveram cargas horárias distintas, sendo de 382 horas e 304 horas, respectivamente.
Mantendo o propósito de apoiar as equipes gestoras da política de gestão do trabalho e  da educação na saúde, para um melhor desempenho das suas responsabilidades, o Curso de Especialização e Aperfeiçoamento em Políticas de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde oportunizou a aquisição de novos conhecimentos teóricos e práticos para o fortalecimento de iniciativas estruturantes nos processos de trabalho.