Escola de Governo de Saúde Pública de Pernambuco - ESPPE
As Escolas de Saúde Pública no Sistema Único de Saúde desempenham no âmbito nacional um papel de extrema relevância para implementação da Política de Educação Permanente em Saúde, especialmente com a publicação da Portaria GM/MS nº 1996/07.
Em Pernambuco, a Escola de Governo de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), integrante da estrutura da Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SEGTES/SES-PE), é uma instituição protagonista na Política Estadual de Educação Permanente e tem uma trajetória na formação técnica para os trabalhadores do SUS Pernambuco. Além de ser referência para Pernambuco a ESPPE é uma das instituições que compõe a Rede de Escolas Técnicas e Centros Formadores vinculados às instâncias gestoras do SUS (RET-SUS).
A partir dos investimentos realizados pela Secretaria Estadual de Saúde de PE (SES-PE) no fortalecimento da atuação no SUS Pernambuco, amplia-se a necessidade de formação e qualificação dos profissionais de saúde para melhoria na prestação dos serviços de saúde à população. Nesse sentido, vem se investindo na ampliação da capacidade de atuação da ESPPE através de:
Cursos de Atualização, Aperfeiçoamento e de Desenvolvimento Profissional;Ensino Técnico Profissionalizante;Ensino de Pós-graduação;Educação à Distância (EAD);Incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento dos gestores e trabalhadores em todos os níveis de formação;Apoio e realização de seminários e oficinas de trabalho;Incentivo às atividades de preceptoria e de docência;Estabelecimento de termos de cooperação técnica.
Cursos em andamento
Curso Técnico em Vigilância em Saúde;Curso Técnico em Citopatologia;Curso Técnico em Análises Clínicas;Curso Auxiliar em Saúde Bucal;Curso Técnico em Enfermagem “Complementação”;Curso de Atualização em Testes Rápidos de HIV e Sífilis na Atenção Primária;Curso Técnico em Prótese Dentária;Curso de Atualização em Saúde Mental na modalidade de Educação à Distância (já aprovado para início no 1º semestre de 2013)
Público alvo: Trabalhadores do SUS Pernambuco.
Número Médio de Cursos Oferecidos por ano: 12 cursos.
Número Médio Anual de Estudantes na ESPPE/SES-PE: 2.000.
Gerente da ESPPE: Célia Borges
Endereço: Praça Oswaldo Cruz, s/n, Boa Vista, Recife – PETelefone: (81) 3181.6090Email: esppe.ses@hotmail.com
Biblioteca Nelson Chaves
A Biblioteca Nelson Chaves foi fundada pela antiga Fundação Amaury de Medeiros (Fusam), hoje Secretaria Estadual de Saúde (SES), em 1972. O nome foi dado em homenagem ao médico endocrinologista Nelson Ferreira de Castro Chaves, nascido em junho de 1906 no município de Água Preta, na Zona da Mata Sul do Estado.
Atualmente, o espaço conta com mais de 3,5 mil exemplares de livros. São títulos relacionados a diversas áreas da saúde, biografias e alguns romances (como a coleção completa das obras de Shakespeare), livros antigos sobre medicina (alguns datam do século 19), revistas cientificas, periódicos, folhetos e monografias.
O horário de funcionamento da Biblioteca vai das 8h às 17h. Para ter emprestado algum exemplar do acervo, o funcionário – seja ele efetivo, temporário, comissionado, terceirizado, do nível central, regional e dos hospitais – deve procurar a biblioteca, preencher uma ficha de cadastro e apresentar comprovante de vínculo com a SES. O serviço é gratuito.
ESTUDIOSO – Nelson Chaves fez uma série de estudos sobre os altos índices de desnutrição do Nordeste. Foi professor da Faculdade de Medicina do Recife, fundou em 1957 o Instituto de Fisiologia e Nutrição e, no mesmo ano, um curso de Nutrição na referida instituição de ensino. Realizou inúmeras pesquisas e produziu trabalhos notáveis na área de nutrição. Grande parte do acervo de livros produzidos pelo médico endocrinologista está disponível na Biblioteca Nelson Chaves.
0 comentários:
Postar um comentário