ESPECIALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO

SES encerra curso em Políticas de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

COMPROMISSO

'Declaração de Recife' é o resultado do 3º Fórum Global de Recursos Humanos em Saúde

CONFRATERNIZAÇÃO

Mensagem de Esperança marca confraternização entre colaboradores da Segtes

TELEMEDICINA EM CARDIOLOGIA

Programa disponibiliza vídeo que ajuda profissionais nos atendimentos cardiológicos

LIBRAS

Educação Permanente da Segtes viabiliza curso de Libras para trabalhadores do HOF

20 dezembro 2013

Colaboradores da Segtes participam de confraternização


A esperança foi o tema da confraternização de Final de Ano entre a Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (Segtes) com seus colaboradores. Realizado na manhã desta sexta-feira (20), o encontro foi marcado pela simbologia da estrela da esperança, que literalmente todos carregava em seus peitos. O espaço esteve aberto para participação de funcionários que deixaram mensagens, recitaram poesias e cantaram músicas clássicas da MPB.






Fábula da Estrela Verde

Havia milhares de estrelas no céu.

Estrelas de todas as cores: Brancas, Prateadas, Verdes, Douradas, Vermelhas e Azuis.

Um dia, elas procuraram Deus e lhe disseram: Senhor, gostaríamos de viver na Terra, entre os homens.

Assim será feito, respondeu Deus. Conservarei todas vocês pequeninas como são vistas e podem descer para a Terra.

Conta-se que naquela noite houve uma linda chuva de estrelas. Algumas se aninharam nas torres das igrejas, outras foram brincar de correr com os vaga-lumes nos campos, outras misturaram-se aos brinquedos das crianças e a Terra ficou maravilhosamente iluminada.

Porém, passando o tempo, as estrelas resolveram abandonar os homens e voltar ao céu, deixando a Terra escura e triste.

Porquê voltaram? Perguntou Deus, à medida que elas chegavam ao céu.

Senhor, não nos foi possível permanecer na Terra! Lá existe muita miséria e violência, muita maldade, muita injustiça... e Deus lhes disse: Claro! O lugar de vocês é aqui no céu! A Terra é o lugar de passagem, daquilo que passa, daquele que cai, daquele que erra, daquele que morre, onde nada é perfeito! O céu é o lugar da perfeição, do imutável, do eterno, onde nada perece e sobretudo onde reside a Gloria do Altíssimo!

Depois que chegaram todas as estrelas e conferindo o seu número, Deus falou de novo: Mas está faltando uma estrela! Perdeu-se no caminho?

Um anjo que estava perto retrucou: Não Senhor, uma estrela resolveu ficar entre os homens! Ela descobriu que seu lugar é exatamente onde existe a imperfeição, onde as coisas não vão bem, onde há luta e dor!

Mas que estrela é essa? Voltou a perguntar Deus...

É a esperança  Senhor! A “estrela verde” ! A única dessa cor!

E quando olharam para a Terra, a estrela não estava só...

A Terra estava novamente iluminada, porque havia uma estrela verde no coração de cada pessoa.

É que o único sentimento que o homem tem e Deus não tem é a “Esperança”.





09 dezembro 2013

Programa de Telemedicina em Cardiologia

Por ano, mais de 400 mil brasileiros são vítimas do infarto agudo do miocárdio (IAM). Em Pernambuco, 9,8% da população (5.336 pessoas) morrem por causa do problema. Além dos trabalhos preventivos que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) vem promovendo com a população, o órgão decidiu criar um Programa de Telemedicina em Cardiologia, para tirar dúvidas dos profissionais médicos e explicar como funciona o atendimento dos pacientes com dor torácica ou infarto nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos hospitais regionais. Para saber mais sobre o Programa, assista o vídeo neste link:http://youtu.be/6ngCY9vjT-8
Mais informações pelo (81) 3184.0538.

05 dezembro 2013

Mapa das Gerências Regionais de Saúde



Clique no link para baixar o arquivo em PDF. 
asdklaskdallaksdlkadsasdlasdlçkasdlkadkalsçkd

28 novembro 2013

'Declaração de Recife' é o resultado do 3º Fórum Global de Recursos Humanos em Saúde

O 3º Fórum Global de Recursos Humanos em Saúde, que ocorreu em Recife de 10 a 13 de novembro, teve desdobramentos significativos para auxiliar nas tomadas de decisão para a gestão de RHS. Entre eles, as publicações anunciadas durante o evento.

A Declaração de Recife é a marca da renovação dos compromissos assumidos nas edições anteriores do fórum: em Kampala, Uganda, em 2008 e Bangkok, Tailândia, em 2011. O documento é uma declaração política e será discutido durante a 67ª Assembleia Mundial da Saúde da OMS, que ocorrerá em Genebra, na Suíça, em maio de 2014.

A carta aborda os principais desafios de RHS e as ações para enfrentar tais entraves, no intuito de transformar e melhorar o cenário para os trabalhadores da saúde, bem como a qualidade de assistência à população.

Foi divulgado também o relatório, “Uma verdade universal: não existe saúde sem força de trabalho”. A publicação traça o atual cenário da área e identifica vários dados importantes, trazendo recomendações aos gestores, bem como ações necessárias para enfrentar a escassez de mão de obra de profissionais de saúde para que se garanta a cobertura de saúde universal. As principais recomendações incluem: aumento da liderança política e técnica nos países, para apoiar os esforços de desenvolvimento de recursos humanos em longo prazo; coleta de dados fiáveis ​​e fortalecimento de recursos humanos para bancos de dados de saúde; ampliação do papel do profissional de nível médio e agentes comunitários de saúde; retenção de profissionais de saúde nos países em que os déficits são mais acentuados e maior equilíbrio geográficona distribuição dos profissionais de saúde; fornecimento de mecanismos que propiciem voz, direitos e responsabilidades dos profissionais de saúde no desenvolvimento e na implementação de políticas e estratégias para cobertura de saúde universal.

Para a Diretora Adjunta OMS, Marie-Paule Kieny, as bases para uma força de trabalho forte e eficaz de saúde se fragilizam a medida em que as ofertas de profissionais de saúde estão aquém das demandas da população. “Para evitar que isso aconteça, temos de repensar e melhorar a forma como ensinar, treinar, implementar e pagar os trabalhadores de saúde para aumenta o impacto dessas ações", afirma.


15 fevereiro 2013

Residência 2013: SES divulga cronograma de matrículas

Os candidatos classificados no Processo de Residência 2013 precisam ficar atentos ao cronograma de matrículas, que tem início nesta segunda-feira (18/02), e serão realizadas de forma presencial, na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Bongi, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Confira o calendário, clicando AQUI.
Para realizar a matrícula, o candidato aprovado, cujo nome consta na lista divulgada pela UPENET, já deve ter feito a pré-matrícula online, por meio do portal http://matricula2013.saude.pe.gov.br. Ao realizar a pré-matrícula o candidato estará provisoriamente matriculado, perdendo o direito a vaga caso não compareça a Secretaria de Saúde na data indicada no cronograma para matrícula presencial; ou não preencha todos os requisitos necessários à matrícula.
A SES também disponibilizou uma serie de orientações aos candidatos classificados que forem realizar a matrícula, com informações sobre documentação e horário. Acesse o Informe.

07 fevereiro 2013

SES publica lista de remanejados para Estágios de Medicina 2012

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) publica nesta quinta-feira (07/02) lista de remanejados para vagas de Estágios de Medicina 2012. Foram remanejados os estudantes regularmente matriculados, que por ordem de classificação não estavam lotados na sua primeira opção de escolha, e cuja vaga da primeira opção foi disponibilizada pela Unidade de Saúde.
Confira AQUI o comunicado.
O candidato da lista de reserva que for convocado, ou procurador oficial, deverá comparecer à SES, na Diretoria Geral de Educação em Saúde, no bairro do Bongi, nos dias 14 e 15 de fevereiro, das 9h às 12h30 ou das 14h às 16h30, portando os documentos conforme consta no edital do concurso, para efetivar seu cadastro de matrícula.

01 fevereiro 2013

Apoiadores institucionais: SES divulga resultado final

Candidatos aprovados serão contratados por um prazo de até 24 meses

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou, nesta sexta-feira (31/01), o resultado dos recursos da avaliação técnica e resultado final da seleção pública simplificada para apoiadores institucionais. Ao todo, são 27 vagas disponíveis. Confira o resultado AQUI.
Os candidatos aprovados serão contratados por um prazo de até 24 meses, podendo ser prorrogado observados os prazos da Lei 14.547/11, respeitando o número de vagas, a ordem de classificação e a disponibilidade orçamentária e financeira da Secretaria de Saúde.
A convocação para as contratações se dará através de telegrama dirigido ao endereço constante na ficha de inscrição do candidato classificado, sendo ele o único responsável por correspondência não recebida, em virtude de inexatidão no endereço informado.